Quais as principais diferenças entre DSP e trading desk

DSP e Trading Desk são termos muito utilizados na mídia programática e é comum as pessoas confundirem o que cada plataforma faz. Contudo, entre uma DSP e uma Trading Desk existem muitas diferenças, inclusive, o trabalho de uma não elimina o da outra, mas cada uma tem as suas funções específicas. 

Para veicular qualquer campanha de programática, é preciso ter acesso a uma DSP. Para isso, o anunciante terá basicamente duas escolhas: procurar uma Trading Desk para rodar sua campanha ou fechar um contrato direto com uma DSP, aqui no caso, a So Group 😊 

O que é uma Trading Desk? 

É uma agência de Trading Desk (ATD) especializada em mídia programática que presta o serviço de viabilizar agenciando as campanhas em nome de seus clientes. Ela tem acesso a DSP’s e DMP’s e planeja, gerencia e otimiza campanhas em nome de anunciantes que contratam os seus serviços.   

Ficou confuso? Calma que vamos dar um passo atrás. 

As Trading Desks, ou seja, as mesas de operações, são responsáveis pela prestação de serviço da compra programática. Se temos os publishers (sites e aplicativos) criando conteúdo e disponibilizando espaços publicitários, os anunciantes querendo comprá-los, a plataforma que dá o sinal para a compra de anúncios acontecer é a DSPs. As ATD’s cumprem o papel de operacionalizar tudo isso. 

O papel das Trading Desks na mídia programática

As ATD’s, por serem centrais de operação deste tipo de campanha, têm acesso a DSP’s e a um time operacional para fazer as configurações adequadas. E, com isso, oferecem seus serviços a anunciantes e agências que precisam de suporte para viabilizar campanhas programáticas.   

Não sabe ao certo o que é uma DSP? Acesse nosso post sobre Mídia Programática para iniciantes. 

Porém, muitas agências de Trading Desks não expõem de forma clara os custos embutidos no valor final do produto, como o total dos gastos com mídia, dados, tecnologia e mão de obra; deixando os compradores incertos sobre o investimento de seus recursos.

O que é uma DSP? 

É a plataforma utilizada para a compra de mídia em tempo real. É por meio dela que anunciantes e/ou Trading Desks compram espaços publicitários em sites/apps e exibem seus anúncios. 

Com as DSP’s, os anunciantes podem alcançar uma variedade mais ampla de inventários de anúncios e ter acesso a configurações de segmentação mais precisas, que são apenas a ponta do iceberg. 

Já pensou em poder escolher onde o seu anúncio vai rodar com mais de 1 milhão de opções? Com a Tecnologia So Group (DSP), oferecemos os melhores portais e aplicativos para a sua estratégia! Conheça as principais vantagens de uma DSP

“Por que eu preciso dos serviços de uma DSP?” 

Qualquer anunciante pode contratar sua própria licença de uma plataforma DSP e montar um time de operação. É importante lembrar que as plataformas para configuração de campanhas programáticas não são gratuitas. 

Mesmo que a sua empresa tenha os recursos financeiros, você terá que encontrar profissionais com alto conhecimento em análises de dados e experiência com plataformas de mídia programática. A So Group tem um time operacional especializado para atender você. 

Além dos lances em tempo real, em que quase instantaneamente seus anúncios são exibidos nos sites dos publishers, também há uma melhor gestão da compra dos inventários, pois eles se encontram em uma única interface, nada é mais precioso que o nosso tempo! E para potencializar ainda mais essa gestão, os relatórios são otimizados e o acompanhamento do desenvolvimento das suas campanhas é em tempo real, permitindo análises mais profundas dos dados e uma transparência dos serviços, uma vez que todas as operações estão ao seu acesso em nosso dashboard integrado. 😉 

Entretanto, para deixar esse cenário ainda melhor, vale lembrar que uma Trading Desk necessita de uma DSP para funcionar, ou seja, o custo da sua campanha sai mais barato ao realizá-la diretamente com a Demand-Side Platform. 

O papel da So Group no cenário da mídia programática 

A So Group é uma DSP que neste cenário se coloca como um parceiro estratégico para as Trading Desks, agências de publicidade e clientes diretos já que possui uma oferta de inventário qualificado e contextualizado para marcas anunciarem suas campanhas digitais de mídia programática. 

Com uma rede de sites regionais verificados e com Brand Safety, a So Group facilita o caminho para a sua marca na entrega de campanhas de mídia em um ambiente seguro e transparente para os anunciantes. 

São mais de 1 milhão de sites espalhados por todo o território nacional, que podem ser geolocalizados, com a possibilidade de segmentar e saber exatamente onde e para quem a sua campanha publicitária será veiculada. 

Author avatar
Leticia Soares
https://sogroup.media/
Olá! Sou a Content e responsável pelo Endomarketing da So Group, uma pessoa que adora fotografia, marketing e tecnologia. Amante de boas conversas e livros!

Comente

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *