7 erros que você pode estar cometendo no seu planejamento de marketing digital

Ter um planejamento de marketing digital é essencial na execução de uma estratégia. Antes de mais nada, é ele que permite identificar oportunidades de mercado e definir as metas para o seu negócio.

Nem tudo são flores: se não executada corretamente, sua estratégia pode não trazer os resultados esperados. Para entender melhor a posição da sua marca, trouxemos um artigo sobre os erros que você pode estar cometendo no marketing digital.

O que é planejamento de marketing digital?

É o planejamento das ações de marketing que a empresa executará no ambiente online. Trata-se de uma etapa da construção da estratégia em que se busca determinar os objetivos a serem alcançados pela campanha.

O planejamento pode envolver a divulgação de uma marca, um produto, um serviço, entre outros. Fazer uma boa gestão de marketing se torna imprescindível para uma empresa que deseja crescer.

Qual a importância de um planejamento digital?

Se a gente parasse para te contar todos os motivos, daria um e-book (olha que ideia boa, né? Anotamos aqui, rs). Um bom planejamento permite à empresa ter visão sobre a sua atuação em relação à concorrência, além de otimizar custos e tempo na tomada de decisões.

As estratégias devem focar em 3 pontos:

  1. Definir de forma clara todos os objetivos e metas a serem alcançadas a curto, médio e longo prazo;
  2. Delegar as tarefas entre os diferentes setores da empresa e fazer com que eles estejam em comunicação constante;
  3. Analisar e documentar todos os resultados permanentemente.

Afinal, não adianta nada planejar, estudar, organizar, traçar metas, e depois de algum tempo perceber que os resultados estão abaixo do esperado, ou pior: o investimento feito não teve o retorno desejado.

Essa é a “receita” para o seu planejamento dar certo, mas sabemos que nem sempre é assim, então, é importante também termos noção dos erros que podem ser cometidos e evitá-los sempre que possível.

7 erros comuns de serem cometidos no planejamento digital

 

1- Não conhecer a sua persona

No que diz respeito ao sucesso do marketing digital, o elemento chave é conhecer o seu público-alvo. Para isso, a empresa pode se fazer algumas perguntas: para quem seus produtos ou serviços foram projetados e como esse consumidor será alcançado?

É preciso definir sempre o perfil do consumidor ideal, pois é com ele que a sua empresa precisa conversar, mesmo que existam outros consumidores com perfis diferentes.

Uma comunicação eficiente com o consumidor específico permite que a empresa cative pessoas que são mais propícias a serem fidelizadas. 

2- Não trilhar novos caminhos

Cada rede possui as suas características próprias e contemplam um público específico. É preciso analisar cada plataforma ao criar conteúdo voltado para os benefícios que elas podem trazer.

Um perfil no LinkedIn, por exemplo, pode não ter o mesmo alcance do Facebook, mas certamente garante a credibilidade necessária para que sua empresa se promova diante de eventuais parceiros de negócio.

Já o Twitter, permite uma comunicação instantânea e mais direta com o público. Ou seja, para que a sua empresa consiga se destacar no digital, ela precisa diversificar seus conteúdos, seguindo por vários caminhos para alcançar o público onde ele estiver.

3 – A fila anda, o mundo gira e a sua empresa não se mexeu? Cuidado!

Ações nas redes sociais que funcionaram muito bem no início do ano, podem não ser tão eficazes nos últimos meses. Isso acontece porque a forma como as pessoas consomem os materiais na internet muda constantemente.

“Quem gosta de passado é museu” isso também funciona no marketing digital, muitas empresas perdem seus espaços e oportunidades por não conseguirem se atualizar. Por isso, não deixe de estar sempre monitorando e atualizando suas estratégias.

4- Mais um erro: não fazer benchmarking

O nome pode parecer estranho, mas a ação é bem conhecida: stalkear a concorrência, ver as ações que eles estão fazendo, os conteúdos publicados e suas abordagens nos principais canais. 

Embora a grama do vizinho nem sempre seja mais verde, é interessante ver o que ele está fazendo para cuidar do seu jardim, certo?

Esse conhecimento pode vir por meio de pesquisa de mercado ou com informações que sites como o SEMrush e o Ubersuggest oferecem, que vão apontar quais são as páginas mais acessadas do seu concorrente e o volume de tráfego que ele tem alcançado, por exemplo.

5 – Não trabalhar com o funil de vendas

No marketing digital a venda é dividida em um funil que vai desde o período de consciência até conversão. Uma boa estratégia é capaz de influenciar o consumidor desde quando ele descobre sua necessidade. Por isso, seus conteúdos devem focar em todos os estágios do funil.

Muitas marcas cometem um erro grave ao criar conteúdos somente para os estágios iniciais. Isso faz com que possíveis clientes que se encontram em outros estágios de decisão não sejam tão influenciados.

6- Não metrificar de onde vêm os seus clientes

Uma das análises é saber, primeiro, quais são as suas fontes de tráfego (links, mídias sociais, palavras-chave, e-mail) e quais delas estão atraindo visitantes que realizam uma conversão.

Isso é importante porque existem muitas empresas que focam nas métricas erradas e que não dão o retorno esperado, como por exemplo, número de visitantes, pageviews e tempo médio do usuário nas páginas do site.

Conheças quais métricas são importantes para saber se você está convertendo os visitantes em clientes potenciais ou pagantes.

7- Não ter páginas de conversão

A ausência de páginas de conversão no site ou nas redes sociais é um erro muito comum, pois muitas empresas colocam apenas um botão de “fale conosco” e ficam esperando que algum usuário faça contato.

Na internet, se você não se mostrar presente e proativo com os seus usuários, dificilmente eles vão entrar em contato.

Portanto, coloque banners interativos e ofereça conteúdos em troca de alguns dados dos clientes.

Além disso, explore e teste novas alternativas para engajar cada vez mais seus clientes.

Chega de erros de marketing! Chegou a hora de ser assertivo!

E aí, conseguiu identificar algum erro que você estava deixando passar? Apresentamos 7 erros do marketing digital que acreditamos ser comuns em empresas que querem crescer.

Lembre-se de adaptar o que foi dito aqui à sua realidade. Sabemos que muitas empresas ainda estão começando, enquanto outras possuem uma maior maturidade digital e estão preparadas para novos cenários.

Se você não conseguir montar a melhor estratégia para as suas campanhas, fale conosco e desbrave o meio digital junto com a So Group!

Author avatar
Leticia Soares
https://sogroup.media/
Olá! Sou a Content e responsável pelo Endomarketing da So Group, uma pessoa que adora fotografia, marketing e tecnologia. Amante de boas conversas e livros!

Comente

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *