Quais as principais métricas que você deve acompanhar nas suas campanhas digitais?

Hoje em dia, é possível medir muita coisa: o tamanho de uma roupa, a quantidade de certo ingrediente em uma receita, medir quantos metros tem um ambiente etc. E se pudéssemos medir os resultados da estratégia digital da sua marca?

Isso é possível sim, através das métricas de marketing digital. São diversas as opções para a mensuração de dados, sendo algumas mais relevantes do que outras, dependendo do contexto. Algumas são até utilizadas por vaidade, como o número de seguidores e likes, por exemplo. Além disso, outras se relacionam com a geração de oportunidades de negócio, que podem ser mais interessantes para você.

O que são métricas de marketing digital?

Métricas de marketing digital são indicadores utilizados para medir os resultados das ações e campanhas implementadas nos canais de marketing. Acompanhando as principais delas – que vão do número de visitantes até o volume de vendas – você consegue identificar o impacto das suas estratégias nos resultados da sua empresa.

Por que mensurar resultados é fundamental?

Saber o caminho para onde estamos indo e o que precisamos fazer para melhorar. Estes são os principais pontos que tornam a mensuração de resultados tão importante para qualquer empresa.

Você será capaz de gerir com inteligência as ações de Marketing e Vendas, passando por uma análise completa de cada funil. Quanto melhor for o trabalho de mensuração de desempenho, maiores serão as suas chances de identificar pontos de melhorias em ambas as áreas.

Com as métricas, é fundamental entender a realidade de cada etapa de um planejamento de marketing de forma segura, para tomar decisões sem achismos ou suposições.

Estruturação

Estes dados são de enorme importância para saber se o planejamento está funcionando, o que pode ser otimizado ou se existe previsibilidade sobre as próximas ações. Além disso, eles também indicam o que pode estar dando errado e quais pontos necessitam de melhoria.

Filtragem e análise

Com a análise dessas métricas é possível comprovar a eficiência de uma campanha ou estratégia, acompanhar o desempenho da equipe e atingir as metas traçadas no seu plano de marketing.

A filtragem de dados como geolocalização, interesses e comportamento do público diante o seu anúncio são o que vão nortear as próximas etapas do seu planejamento. Por isso, extrair e analisar os dados é fundamental!

Otimização de investimentos

Sabendo os resultados das ações e estratégias de marketing digital, você pode investir sua verba no que realmente trouxer resultado, evitando desperdícios financeiros e o nosso bem mais precioso: tempo.

Quais as métricas de marketing digital mais importantes para acompanhar no dia a dia?

Você sabe quais são as métricas, em uma campanha, mais importantes para a sua empresa? Parece óbvio, né? Quando falamos de marketing digital muitas marcas ainda acreditam que nos referimos apenas ao volume de pessoas que seguem os perfis das redes sociais, sem saber qual é o retorno trazido pelas ações.

Por isso, separamos as principais métricas para você identificar qual o impacto direto delas em suas estratégias!

Visitantes

O número de visitantes representa a quantidade de pessoas que chegam até o seu site ou LP (Landing Page), independentemente de quantas vezes essas pessoas acessaram o endereço.

Essa é uma métrica importante de ser acompanhada, pois reflete diretamente a audiência que o site ou blog da empresa possui.

Leads e taxa de conversão

Leads são aqueles visitantes do seu site ou blog que se interessaram por seu conteúdo ou por sua proposta de valor o suficiente para preencher seus dados de contato em troca de algo – seja a assinatura de uma newsletter, um material para download, o contato de um consultor ou outros tipos de conteúdo.

Contudo, não devemos olhar apenas o número absoluto de Leads, mas também a porcentagem de visitantes que de fato convertem nas Landing Pages. É o que chamamos de taxa de conversão (expressa em porcentagem).

Custo por Lead (CPL)

Nos permite saber o valor de cada Lead gerado, dividindo a quantidade investida com o trabalho de Marketing Digital pelo número de Leads gerados, oriundos das diversas fontes de tráfego.

Logo, medir e comparar esse valor pode ser uma excelente cartada para a área de marketing ganhar mais credibilidade e investimentos dentro da empresa.

CPC

O CPC ou Custo por Clique é um indicador de marketing muito utilizado em campanhas de mídia paga. Ele apresenta qual o valor médio que foi investido para cada clique recebido em um anúncio.

CPA

Também utilizado com frequências nas ações de mídia paga, o CPA ou Custo por Aquisição é a métrica que identifica qual o valor pago para que o seu público atinja o objetivo principal da campanha, geralmente ligado a uma conversão.

Se o objetivo for a venda de um produto via e-commerce, ou se a campanha busca a geração de novos leads através do download de um novo material, esse indicador vai apresentar o custo para cada conversão.

Impressões do anúncio e CPM

As impressões revelam o número de vezes que um post ou o perfil apareceu na tela dos usuários. Não importa se um mesmo usuário viu aquele post várias vezes — todas essas exibições serão contabilizadas nas impressões. Em uma campanha de mídia paga, seja em redes sociais ou mídia programática, é um dado que muita empresa se preocupa em olhar.

E como essas impressões são calculadas? Através do CPM ou Custo por Mil que é a métrica que identifica qual foi o valor pago para que determinado anúncio ou campanha apareça para mil pessoas.

Ou seja, esse cálculo do anúncio auxilia a ter maior controle sobre o valor investido em cada uma das ações de divulgação. 

Retorno sobre o investimento (ROI)

ROI é uma das métricas mais importantes no marketing digital, pois permite entender se os investimentos financeiros estão gerando bons resultados. Ela identifica qual área está colaborando para o impulsionamento de vendas, assim como quais devem ser melhoradas.

Se os gastos forem maiores do que o retorno, é porque as estratégias precisam ser repensadas.

CPV

Já o Custo Por Visita mostra quanto custou cada visita que foi gerada pela campanha. Podem ser medidas as idas ao comércio pdv – ponto de venda – ou online (pessoas que acessaram o site/LP da marca), depende do objetivo do anúncio. Para calcular, é só dividir o custo total da campanha pelo número de visitas geradas.

CTR

O Click Throught Rate (taxa de cliques) representa a porcentagem de consumidores que clicaram em um anúncio, dentre aqueles que o viram. Resumindo, o CTR é o resultado da divisão do número de cliques pelo número de impressões. Essa métrica está diretamente ligada com o número de cliques, portanto, pode ser influenciada pelos cliques acidentais, compondo sua análise estratégica da campanha.

Métricas de redes sociais

As redes sociais oferecem uma infinidade de métricas sobre quantos usuários a sua marca alcança, engaja e converte.

Selecionamos os principais dados que você deve avaliar no desempenho das suas estratégias.

Alcance nas redes sociais

Informa quantas pessoas foram impactadas pelo seu perfil ou pelas suas publicações avulsas. É essencial acompanhar essa métrica para saber se a sua marca está sendo conhecida por mais pessoas, que podem se tornar seguidores ou até clientes.

A So Group alerta: alcance é diferente de impressões — que também é uma métrica de marketing digital bastante usada em social media.

Enquanto o alcance informa o número de contas únicas alcançadas, as impressões mostram quantas vezes o post foi exibido, mesmo que uma mesma pessoa tenha recebido mais de uma vez. Portanto, as impressões tendem sempre a ter um número maior que o alcance.

Engajamento

É um dos objetivos mais perseguidos pelas marcas. Se refere ao número de interações dos usuários com o perfil da marca ou com cada publicação. 

Quem não quer uma taxa de engajamento alta? A taxa de engajamento divide o número absoluto de interações pelo alcance do perfil ou das publicações.

Em cada rede social, o cálculo do engajamento considera diferentes ações dos usuários. No Facebook, por exemplo, essa métrica considera as reações, comentários, compartilhamentos e cliques.

Já o Instagram engloba curtidas, comentários, salvamentos e compartilhamentos no feed, respostas e compartilhamentos nos stories e no IGTV.

Sendo assim, apresentamos as métricas de marketing digital que vão ser essenciais para melhorar a sua performance. No seu site, nas redes sociais, no Inbound ou no Outbound Marketing, não existe estratégia de sucesso sem análise de dados.

Quer ficar por dentro de mais dicas de performance digital? Acompanhe a So Group nas redes sociais!

Author avatar
Leticia Soares
https://sogroup.media/
Olá! Sou a Content e responsável pelo Endomarketing da So Group, uma pessoa que adora fotografia, marketing e tecnologia. Amante de boas conversas e livros!

Comente

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *