DSP: 7 vantagens dessa plataforma na mídia programática

A Mídia Programática é o processo automatizado de compra e venda de mídia em grande escala, realizado através da combinação de operações baseadas em máquinas, dados e algoritmos com o auxílio de plataformas como a DSP.

Para os anunciantes comprarem mídia nesse ambiente, é necessário terem acesso às plataformas chamadas DSPs (Demand Side Platform), que é um sistema onde eles demandam/compram os anúncios nas Ad Exchanges e SSPs.

O que é DSP?

É uma plataforma de software que tem como objetivo facilitar o processo de negociação de anúncios online. Algumas de suas vantagens são oferecer benefícios como praticidade, otimização e retornos financeiros relevantes para os dois lados da moeda:

  • Publishers: Donos de sites/blogs/apps que desejam abrir um espaço em seu domínio para anúncios publicitários.
  • Anunciantes: Querem divulgar produtos ou serviços de determinada empresa, através de anúncios em domínios relevantes.

O uso desse tipo de serviço é uma forma de aumentar a presença online de uma marca.

Como funciona uma DSP?

As DSP’s não possuem ou transacionam nenhum inventário de anúncios, ao contrário da SSP. Eles integram seus sistemas a trocas de anúncios e outras fontes, permitindo que os publishers ofereçam seus inventários aos anunciantes.

Com uma seleção de aplicativos e sites para escolher, as DSP’s permitem que os anunciantes comprem espaço para anúncios no ambiente RTB.

Usando uma variedade de configurações de dados, os anunciantes otimizam suas campanhas. Esses pontos de dados incluem informações de navegações do usuário: dados demográficos, psicográficos, histórico de pesquisa e muito mais.

Os anunciantes identificam o inventário do publisher e os pontos de dados que desejam segmentar e depois, fazem seus lances na plataforma DSP. Se o lance deles vencer o leilão, o anúncio será veiculado com sucesso!

Vantagens de uma DSP

Com as DSP’s, os anunciantes podem alcançar uma variedade mais ampla de inventários de anúncios e ter acesso a configurações de segmentação mais precisa, que são apenas a ponta do iceberg.

Já pensou em poder escolher onde o seu anúncio vai rodar com mais de 1 milhão de opções? Com a nossa Tecnologia So Group oferecemos os melhores portais e aplicativos para a sua estratégia!

  1. Lances em tempo real (Real Time Bidding): com o RTB, os leilões programáticos permitem que os anunciantes façam lances no inventário de publicidade em um ambiente em tempo real. É possível fazer lances para impressões e quase instantaneamente exibir seus anúncios nos sites dos publishers.
  2. Gerenciamento fácil: as DSP’s permitem que os anunciantes gerenciem a compra de inventário de anúncios em várias plataformas de dados, trocas e muito mais, tudo com uma única interface. Bem melhor né? Já que isso poupa muito o tempo do anunciante, em comparação com o gerenciamento de cada relacionamento de troca ou monitoramento de publisher, separadamente.
  3. Relatórios em tempo real e otimizados de campanha: os anunciantes podem esperar uma experiência de relatório transparente e sofisticada. Eles poderão ver cada vez mais dados aprimorados do desempenho de suas campanhas em várias fontes de inventário.
  4. Transparência: A So Group oferece 100% de garantia e transparência em seus serviços. O que significa que não ocultamos nenhum detalhe aos anunciantes. Isso inclui preços, custos, comissões ou taxas cobradas por toda e qualquer operação.
  5. Eficiência e organização: Principalmente para quem precisa administrar campanhas de contas diferentes, uma DSP ajuda a manter tudo sob controle em uma única ferramenta. Para agências que atendem a um leque variado de clientes, é uma forma de trabalhar com mais planejamento e produtividade.
  6. Dados para que te quero? O uso de dados é fundamental para ser mais assertivo em uma estratégia digital. Além do serviço baseado em dados ao encontrar os melhores espaços disponíveis de acordo com o nicho de um negócio, a Demand-Side Platform atua de forma integrada com outras soluções.
  7. Encontre a pessoa certa no lugar certo: Quanto mais informação, mais fácil fica atingir o público ideal. Conseguir atingir esse público significa trabalhar com anúncios mais personalizados, que aumentam a chance de conversão. Utilizamos a ferramenta de geolocalização para aprimorar a segmentação.

É importante ressaltar que o valor a ser gasto por campanha é você quem decide na hora dos leilões em RTB e esse valor nunca será excedido.

Para realmente entender o que é uma DSP e como ela funciona, é importante ter alguns termos na ponta da língua. Então, anota aí!

Quem é quem na mídia programática?

  • DSP (plataforma de demanda)

É a plataforma utilizada para a compra de mídia em tempo real. É por meio dela que anunciantes e/ou trading desks compram espaços publicitários em sites e exibem seus anúncios.

  • SSP (Supply Side Platform / Sell Side Platform)

Enquanto a DSP é a plataforma que compra a mídia, a SSP é a plataforma que vende o inventário. Os sites e aplicativos se conectam com as SSPs e disponibilizam seus espaços publicitários para anunciantes.

  • DMP (plataforma de gerenciamento de dados)

São empresas que trabalham monitorando a navegação de usuários por meio de cookies no navegador, classificando essas pessoas em grupos e categorias dos interessados em, por exemplo, fotografia, gastronomia, beleza e outras temáticas.

Ah! Vale lembrar que essas empresas não têm informações pessoais sobre o usuário, apenas analisam o comportamento por meio do histórico na internet. 

  • Ad Exchange

É uma plataforma na qual ocorrem as transações de compra e venda de anúncios em tempo real (RTB) entre anunciantes e publishers, quem controla o leilão. Baita responsabilidade, né?

  • Trading Desks

São empresas que trabalham como mesas de operação, com a entrega baseada em serviço, viabilizando a campanha.

Elas têm acesso a DSPs e DMPs e planejam, gerenciam e otimizam campanhas de mídia programática em nome de anunciantes que contratam os seus serviços.

💜 Conte com a So Group: Somos a única DSP da América Latina com uma diversidade tão extensa de retargeting!

Quer entender mais sobre a Mídia Programática? Acesse outros conteúdos do nosso blog.

Author avatar
Leticia Soares
https://sogroup.media/
Olá! Sou a Content e responsável pelo Endomarketing da So Group, uma pessoa que adora fotografia, marketing e tecnologia. Amante de boas conversas e livros!

Comente

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *