Campanhas de geolocalização: por quê utilizar?

As campanhas em Mídia Paga estão sempre em desenvolvimento para serem cada vez mais assertivas. Com isso, a geolocalização se tornou um meio interessante para segmentar ainda mais campanhas e entregar resultados para o público certo, na hora certa.

Os lugares frequentados revelam muito sobre uma pessoa: rotina e hábitos, gostos, possíveis necessidades e seu perfil de comportamento. O nosso smartphone costuma nos acompanhar em praticamente todas as atividades diárias – incluindo o processo de compra –, onde quer que estejamos.

Veja neste artigo como fazer campanhas de geolocalização mais efetivas!

Mas o que é geolocalização?

A geolocalização é o recurso que possibilita acessar a localização de uma pessoa ou objeto em um espaço específico de coordenadas. Existem várias formas de definir a geolocalização e, atualmente, é possível localizar pessoas através dos seus dispositivos como GPS e o Wi-Fi.

O recurso pode ser aplicado tanto para uso pessoal quanto para empresas. Por exemplo, no mundo corporativo, a vantagem está na possibilidade de realizar campanhas de marketing para públicos específicos, isto é, de realizar o geomarketing.

É uma maneira de deixar claro para o usuário que aquilo que ele precisa está próximo a ele. 

Quais são as vantagens da Geolocalização?

A principal característica da geolocalização é impactar consumidores antes, durante e após o momento da compra. A possibilidade de causar impacto ao usuário na ocasião mais apropriada é o que qualifica a otimização da campanha por geolocalização.

A So Group é especialista no assunto e geolocalização é um dos nossos diferenciais, por isso, vamos te apresentar algumas vantagens do uso dessa estratégia:

  • Aprimoramento de campanhas

Ter informações detalhadas facilita o planejamento de campanhas de marketing, bem como favorece a tomada de decisões estratégicas. A campanha planejada com base em dados reais e precisos favorecem o sucesso do investimento, principalmente, no uso da geolocalização.

  • Aperfeiçoamento do negócio

Utilizar a geolocalização pode também apresentar dados que vão além dos objetivos de marketing. O recurso pode informar preferências do usuário as quais dizem respeito ao produto ou serviço em si, o que pode gerar um relatório de análise bastante útil para os gestores.

As empresas podem verificar os horários que os clientes mais frequentam o estabelecimento, compram o produto ou utilizam o serviço. Com isso, podem melhorar a qualidade de suas ofertas, a partir do que os seus consumidores priorizam.

  • Atualização em tempo real

Realizar campanhas de marketing eficientes hoje em dia significa estar em constante atualização com os recursos tecnológicos e saber escolher os mais adequados para cada objetivo. O geomarketing deve ser explorado pelas empresas que buscam impulsionar suas vendas e garantir a presença digital positiva.

Garantimos uma entrega altamente qualificada das suas campanhas! 

Temos alguns parâmetros para o sucesso em nossas entregas de mídia:

  • Contexto

Oferecemos acesso a Publishers locais e regionais com credibilidade e conteúdos verificados que são a principal fonte de informação da comunidade.

  • Segurança

Bloqueamos sites com conteúdos sensíveis e desfavoráveis ao contexto da campanha e realizamos rigorosas auditorias anti-fraude, evitando tráfego fraudulento de impressões inválidas geradas por robôs.

  • Transparência

Nós garantimos que você saiba onde está anunciando e escolhe onde quer veicular, assim seu investimento será destinado ao veículo.

Com a nossa Tecnologia So Group de mais de 1 milhão de portais de conteúdo e notícias verificados e com Brand Safety espelhados por todos os estados do Brasil, sua marca se conecta com a sua audiência onde ela estiver com resultados acima da média de mercado.

Tipos de geomarketing ou geolocalização

As campanhas de geolocalização dependem de duas coisas importantes: um smartphone com acesso à internet e um GPS ativado. Com esses dois pontos, as marcas terão informações como a localização atual ou os lugares que foram visitados recentemente. 

“É só isso?” É simples assim, porém existe mais de uma forma de fazer o geomarketing:

  • Sites

Hoje em dia muitos sites pedem permissão do usuário para ter acesso à sua localização. É aquela notificação que aparece no canto superior esquerdo da tela, com a mensagem “esse site deseja saber a sua localização”. 

Nesses casos, é possível oferecer conteúdos personalizados de acordo com a região do usuário. Ou, em um e-commerce, ao saber a geolocalização de quem está acessando o site, a apresentação de produtos pode ser feita por meio da disponibilidade para determinado estado, cidade ou até mesmo bairro. Dinâmico, né?

  • Check-ins

Os check-ins são comuns principalmente no Facebook. É normal que esse recurso seja utilizado como um meio de troca.

Por exemplo, o usuário faz o check-in em um estabelecimento e ganha acesso ao Wi-Fi ou um desconto exclusivo. 

  • Geotagging

O geotagging também é uma prática muito conhecida no Facebook e no Instagram. Sabe quando fazemos um post e marcamos o local onde estamos? É isso! 

Como se trata de uma ação que parte do usuário, é um bom meio de divulgação espontânea da sua marca.

Por isso, não perca tempo: crie um perfil no Facebook com o endereço correto do seu negócio e pronto! Sua empresa já poderá ser marcada por quem estiver no local.

  • Geofiltros

Outro exemplo de geolocalização são os geofiltros. Popularizados há anos com o Snapchat, a vantagem dessa técnica é conseguir identificar a localização do usuário pelo GPS no momento em que ela utiliza o filtro para tirar uma foto. E sim, as redes sociais sabem tudo o que fazemos, rs.

Muito utilizados no Instagram, os geofiltros podem ser desenvolvidos até por marcas ou lojas, para divulgar o estabelecimento no dia a dia ou em algum evento especial.

A So Group, junto com o seu time de mídias, oferece uma ferramenta que integra o anúncio com a geolocalização dos usuários, aproveitando a tecnologia para otimizar as operações de sua empresa, garantindo o melhor retorno e sucesso na estratégia escolhida.

Somos a única DSP da América Latina com uma diversidade tão extensa de retargeting.

Author avatar
Leticia Soares
https://sogroup.media/
Olá! Sou a Content e responsável pelo Endomarketing da So Group, uma pessoa que adora fotografia, marketing e tecnologia. Amante de boas conversas e livros!

Comente

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *