Como anunciar no Spotify com Mídia Programática?

Atualmente, percebemos um crescimento exponencial no surgimento de novos aplicativos, sites e portais. Muitos desses, como o Spotify, aproveitam para monetizar seus espaços e tornar-se um canal de publicidade. Logo, são novas formas de fazer anúncios e novas formas de impactar o público-alvo da sua campanha.

Tendo em vista todas essas possibilidades, a mídia programática é o parceiro que possibilita alcançar o target desejado dentro da plataforma de áudio. Quer entender mais como funciona os players da mídia programática? Acesse! 

O que é o Spotify Ads?

É uma plataforma que permite que empresas criem, editem e veiculem seus anúncios em formato de áudio para os usuários do aplicativo de áudios. De acordo com o streaming, essa ferramenta é voltada para pequenas e médias empresas com preços flexíveis.

Todos os anúncios de áudio no Spotify são reproduzidos durante as quebras de anúncios comerciais, músicas intermediárias. Quando o anúncio está sendo reproduzido, uma imagem na seção de Arte de Capa do Spotify é apresentada junto com um Nome de Campanha que os usuários podem clicar.

Os anúncios de áudio também são aplicáveis ​​em todos os dispositivos, para que possam ser ouvidos em computadores, dispositivos móveis e videogames.

Então, há dois elementos principais para um anúncio de áudio Spotify. Existe o anúncio de áudio, que Spotify limita a duração de 15 a 30 segundos e a imagem da campanha clicável. A interação entre os dois formatos é o grande diferencial de um anúncio no Spotify ou em outras plataformas de exibição programática.

Segmentação da propaganda no Spotify

O que realmente torna os anúncios de áudio no Spotify Ads tão excitantes é a capacidade de segmentar públicos-alvo específicos. Usando os dados de usuário do Spotify, é possível especificar um público-alvo com base em idade, gênero, estilo musical ou uma lista de reprodução específica.

Por que anunciar no Spotify?

“De tantas possibilidades de canais, por que eu deveria anunciar no Spotify?” Alcance do público, anúncios premium e segmentação otimizada são algumas garantias da qualidade da plataforma, mas tudo depende da estratégia de campanha que você monta para a sua marca junto com uma DSP parceira. 

O áudio programático traz resultados qualificados, principalmente, para objetivos de branding. O Spotify é um excelente meio para essa entrega, visto que é a principal plataforma de streaming de áudio do momento e consta com mais de 155 milhões de usuários pagantes. Se contarmos os usuários ativos de contas gratuitas, são mais de 345 milhões, o que corresponde a 190 milhões de usuários impactados por anúncios.

Além disso, também é possível anunciar com display e vídeo, você sabia?

O Display, também conhecido como “banner”, é um dos formatos mais usados e escolhidos na mídia programática. No Brasil, quase a totalidade dos sites voltados a publicação de conteúdo possuem espaço para veiculação de anúncios, garantindo acesso a grandes audiências.

Já a publicidade em vídeo tem o poder tanto de unir imagem, áudio e interatividade quanto de ser capaz de oferecer ao usuário uma experiência de compra mais completa e amigável.

O IAB Brasil publicou uma pesquisa sobre consumo de conteúdo no Spotify e foi analisado que os dois momentos em que os usuários estão mais receptivos pela publicidade via áudio são “cozinhando” e “em família”. Aqui vale destacar a atenção ao contexto, uma vez que para se conectar com o público que está realizando outras tarefas, é preciso levar uma mensagem clara e que combine com o ambiente.

De acordo com os usuários da plataforma, 75% afirmam lembrar mais dos anúncios quando levam em conta o momento ou o ambiente

Quais formatos de anúncios são possíveis?

Áudio

O formato em áudio programático é disponibilizado entre as músicas do ouvinte, ou seja, ele terá acesso ao conteúdo no intervalo das músicas que ouve, garantindo a atenção dele. Também é possível disponibilizar CTA’s para um site ou link de preferência, potencializando os resultados da campanha.

Vídeo

As possibilidades de vídeo no Spotify variam entre Sponsored Session, no qual o ouvinte aceita ou não assistir o seu vídeo em troca de 30 minutos de música gratuita ou Vídeo Takeover, quando o vídeo aparece enquanto o usuário está ativo na plataforma, buscando músicas/podcasts.

Display

Com um grande leque de possibilidades, para anúncios display é possível escolher entre Overlay Desktop, Overlay Mobile, Homepage Takeover (suporta Rich Media) ou Leaderboard.

Overlay Desktop e Mobile

O Overlay aparece quando o usuário retorna ao aplicativo do Spotify, garantindo o máximo de impacto para sua marca. A unidade de display imersiva é clicável e gera tráfego para o site, aplicativo ou seu destino online.

Overlay Desktop

Overlay Mobile

Homepage Takeover

Entrega uma experiência de alto impacto, exibindo a mensagem de sua marca na frente da página inicial do Spotify Desktop por 24 horas. O preenchimento da página inicial é clicável e oferece suporte a rich media, permitindo que as marcas incluam elementos interativos para atrair ainda mais a atenção.

Leaderboard

Amplia o alcance da sua campanha em um ambiente de marca seguro, seu anúncio será o único exibido por 30 segundos. As unidades de display Leaderboard são clicáveis e veiculadas apenas quando o Spotify está em exibição.

Patrocínio

O último formato, mas não menos importante, é a Playlist Patrocinada. Nela, a sua marca pode escolher uma playlist específica na qual foi mapeada que seu público-alvo a tem como favorita e patrociná-la com criativos da sua campanha.

Cada formato traz um diferencial e características específicas, mas todos possuem algo em comum: apenas são exibidos quando o ouvinte está ativo, ou seja, está on na página, minimizando as margens de não-visualização. 

Como utilizar a mídia programática para anunciar no Spotify?

O primeiro passo é encontrar a DSP que irá operacionalizar a sua campanha junto ao Spotify. Não sabe como é feita a compra de mídia programática? Não se preocupe, aqui te explicamos!

Entrou em contato? Agora é papel da sua parceira montar uma estratégia de acordo com as expectativas e objetivo da marca, lembre-se de reforçar seu interesse no Spotify Ads, assim eles vão te informar o quão realmente faz sentido para você e, se realmente fizer, vão te indicar os próximos passos.

A So Group conta com especialistas das melhores plataformas para a sua estratégia, agende uma apresentação conosco!  

Author avatar
Leticia Soares
https://sogroup.media/
Olá! Sou a Content e responsável pelo Endomarketing da So Group, uma pessoa que adora fotografia, marketing e tecnologia. Amante de boas conversas e livros!

Comente

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *